Patos de Minas supera meta nacional de alfabetização prevista para 2027
Desempenho é superior à média do Estado de Minas Gerais e muito acima da nacional

A cidade de Patos de Minas superou a meta nacional de alfabetização e já alcançou o índice previsto para 2027. O Indicador Criança Alfabetizada apontou que 76,9% dos estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental da rede municipal estão alfabetizados.
Conforme os dados, o número está seis pontos acima da meta para o município este ano. O novo percentual enquadra Patos no nível quatro da escala nacional, cuja pontuação é de até cinco. Além disso, houve 89,24% de participação dos alunos em avaliações.
Vale destacar que o desempenho é superior à média do Estado de Minas Gerais (72,07%) e muito acima da nacional (59,2%). O prefeito Luís Eduardo Falcão ressaltou que é possível ver o resultado acontecendo nas salas de aula em conjunto com os professores.
“Essa conquista é fruto de um trabalho sério, com foco na formação de professores, distribuição de materiais e dedicação ao aprendizado das nossas crianças”, disse Falcão.
O município também recebeu o Selo Ouro Nacional do Compromisso com a Alfabetização 2024 do Ministério da Educação. A certificação tem o intuito de valorizar os melhores desempenhos de alfabetização do país, cuja pontuação precisa estar entre 85 e 100.
Leia também